Navegue pelos últimos anos
2017
dezembro
Brane Cantenac Margaux 2012

Atraente cor púrpura, boa concentração e intensidade, com um nariz contido e refinado de aromas de frutas vermelhas. Depois de um ataque aveludado, o vinho desenvolve na boca para revelar sabores de frutas maduras agradáveis, notas florais, especiarias e um toque de defumado. Taninos macios e elegantes, textura sedosa e uma paleta aromática muito interessante, com final longo e persistente. Um Margaux suntuoso e altamente refinado. Um vinho de longa guarda, mas que já pode ser degustado jovem!

Chateau Rauzan Despagne 2009

Um clássico Bordeaux da melhor safra do século 2009. No ponto para ser degustado! O Chateau de Beauregard é famoso por fazer frente aos famosos rótulos Crus classes da região. Elaborado pelo método clássico, com fermentação feita em tanques de cimento e de aço inox com temperatura controlada e maceração por 7/8 semanas. O amadurecimento é feito em barricas de carvalho francês por 12 meses. Um belo Bordeaux!

Chateau Gabaron Bordeaux 2009

Outro clássico Bordeaux da melhor safra do século - 2009. O Chateau Gabaron é um belo exemplar de um Bordeaux Superieur elaborado por Petits Chateaux. Acredite: Os pequenos chateaux produzem mais vinhos do que toda a Austrália. São centenas de produtores que fazem dessa parte da França o “lar de alguns dos melhores vinhos elaborados em todo o mundo”. Exemplares que são verdadeiras joias e como tal, devem ser “garimpadas” e bem escolhidas, como este! Santé!!

novembro
Caves Sao Joao 93 anos de Historia 2011

O 93 anos de História é uma edição limitada e numerada elaborada para comemorar os 93 anos da Caves São João. Um vinho colecionável, de porte, substância e vigornas palavras da Revista de Vinhos, que concedeu 17,5/20 pontos ao tinto. Elaborado com um perfil moderno, com carvalho perfeitamente integrado, é um vinho de longa guarda. O belo rótulo é uma homenagem aos anos 1950.

Champagne HENRIOT Brut Souverain

Um dos melhores e mais aclamados produtores de Champagne de alta qualidade, Champagne Henriot foi fundada em 1808 e com apenas alguns anos de existência já era fornecedora oficial de algumas das principais cortes da Europa. O produtor francês é conhecido por elaborar Champagne artesanal e refinado, de pequena produção, maturados por períodos muito mais longos do que os exigidos por lei. Seu excelente Brut Souverain é uma das mais finas cuvées não safradas de Champagne, tendo merecido 93 pontos da Wine Spectator, que admirou seu “estilo seco e sofisticado”. Um baita champagne!!

Chateauneuf du Pape 2009 Domaine La Roquète

Foi Hippolyte Brunier, em 1898, quem escreveu o primeiro capítulo dessa maravilhosa história familiar, na vila de Bédarrides, na porção sudeste da região de Châteauneuf-duPape. Hippolyte plantou suas primeiras vinhas no platô de La Crau, onde vinhedos são cultivados desde o século XIV e local em que Claude Chappe, inventor do telégrafo ótico, construiu uma das suas torres de comunicação, cuja propriedade foi batizada de Vieux Télégraphe. Desde o início de 1980, os dois bisnetos de Hippolyte, são os responsáveis pela continuidade da história de sucesso e qualidade dos vinhos produzidos pela família. Especialistas e apaixonados pelo sul do Vale do Rhône, os Bruniers decidiram ampliar seu portfólio com novas aquisições na região. Em 1986 adquiriram o Domaine La Roquète, vinícola da zona de Châteauneuf, cujo mosaico de vinhedos e terroirs lhes encantou e desafiou, dando fruto a este grande vinho. Um verdadeiro Ícone!!

outubro
DON LUIGI Di Majo Norante 2005

Saboroso corte de Montepulciano e Aglianico com estagio em barrica de carvalho francês por 12 meses. Revela boa fruta e frescor, ótima acidez que o torna ainda mais gastronômico e um discreto e característico amargor, perfeito para diminuir a sensação de gordura de alguns pratos. Vinhas com 70 anos de idade de vinhedos locaizados na região de Ramitello. Permaneceu mais 12 meses em garrafa no produtor antes de ser comercializado e estocado em adega subterrânea desde então. Um achado!! Elaborado somente emsafras excepcionais com as melhores uvas.

VINHO SAINT COSME CHATEAUNEUF DU PAPE 750

Os vinhos do Chateau de Saint Cosme produzidos em parcelas fora da sua propriedade é fruto da paixão de Louis Barroul, assim ele explica: “Sou apaixonado pela geologia, encontrar grandes vinhedos combinados com o viticultor correto é um quebra cabeça, e eu gosto”. Estes vinhos são chamados de Saint Cosme e precedidos pelo nome da AOC, são provenientes tanto do Rhone sul quanto do norte e após serem envelhecidos na propriedade, são lançados na primavera seguinte ao da colheita.

CENIT Tempranillo 2005

CENIT 2005 é o vinho top produzido produzido pela Viñas del Cénit na Tierra del Vino de Zamorra. Levou nada menos do que 5 estrelas da crítica especializada espanhola, o Guia Peñin, além de 93pts Stephen Tanzer, 92pts Wine Spectator e 18/20 Jancis Robinson. A Autóctone Tempranillo manifesta em um vinho estruturado, potente e no o mesmo tempo elegante na boca, beneficiando um bom equilíbrio entre taninos, álcool e acidez somada a riqueza aromática, provocando sensações que se acentuam com uma harmonização ideal. Vinhaço!Um verdadeiro ícone!!!

setembro
Pin Monferrato Rosso 2009 TTO

O Pin é um dos mais aclamados Super piemonteses, oferecendo classe e requinte só encontrados nos melhores vinhos da Itália. Este soberbo corte de Nebbiolo e Barbera resulta em um vinho capaz de impressionar iniciantes e fascinar conhecedores.

Sarget de Gruaud Larose 2006

Um clássico Bordeaux. No ponto para ser degustado! O Chateau Gruaud Larose é famoso por bater famosos rótulos Crus classés nas degustações às cegas. Este é o segundo vinho! Elaborado pelo método clássico, com fermentação feita em tanques de cimento e de aço inox com temperatura controlada e maceração por 7/8 semanas. O amadurecimento é feito em barricas de carvalho francês por 12 meses. Um baita Bordeaux! 

Vina Tondonia Reserva 2002 TTO

Um vinho simplesmente extraordinário e único, em estilo muito próprio, como os Rioja de outros tempos. Elaborado à moda antiga, com longo envelhecimento em carvalho, é um tinto de muito caráter, finesse e complexidade, de coloração clara e um magnífico perfume. Seu estilo prima muito mais pela elegância do que pela concentração, e hoje não encontra equivalentes no mundo do vinho. Uma raridade.
Ficha

agosto
ONIX FUSIO 2011 (ONIX)

Sempre muito bem classificado com ótimas pontuações por Robert Parker, o Fusió mostra o intenso estilo dos vinhos do Priorato, com ótima profundidade de fruta e bastante potência. Elaborado com Cariñena e Garnacha de vinhedos bastante antigos e um toque de Cabernet Sauvignon, ele combina um bouquet mineral e cheio de especiarias com um toque aveludado no palato. Fusió é o vinho top da Ònix. Um verdadeiro ícone do Priorato.

ONIX SELECCIO 2004 - TTO

Sempre muito bem classificado com ótimas pontuações por Robert Parker, o Fusió mostra o intenso estilo dos vinhos do Priorato, com ótima profundidade de fruta e bastante potência. Elaborado com Cariñena e Garnacha de vinhedos bastante antigos e um toque de Cabernet Sauvignon, ele combina um bouquet mineral e cheio de especiarias com um toque aveludado no palato. Seleció é o vinho top da Ònix. Um verdadeiro ícone do Priorato.

VINHO LUCENTE IGT TTO 750 ML

Em 1995 um acordo entre a familia Marchesi de Frescobaldi e a vinícola da Califórnia de Robert Mondavi adquiriram uma propriedade em Montalcino detendo cada uma das partes 50%, fundando a vinícola Luce della Vite. Foi a primeira experiência da combinação da Sangiovese com a Merlot em Montalcino.
O nome Luce vem da palavra luz. Representada pelo sol, é uma luz que dá calor, nutre e faz os as uvas crescerem. Portanto a tradução literal seria Luz da Vida. Lucente é a expressão do terroir. Um tinto encorpado, estruturado, elegante e redondo. Uma ótima pedida para as refeições à base de carnes de vaca ou porco e queijos com sabores mais acentuados.

 

julho
V MARQUES DE GRINON D V CABERNET SAUVIGNON 2010 750 ML

Elaborado com uvas provenientes do vinhedo pioneiro de Cabernet Sauvignon em Castilla La Mancha, plantado no começo dos anos 70. Produzido em quantidade limitadíssima, pouco mais de 15 mil garrafas. Uma versão "castellana" da Cabernet Sauvignon, um vinho rico, intenso, sedutor, elegante e inesquecível. Vinhaço!!

CH. PUECH-HAUT TETE DE CUVEE 04 - TTO

Impressionantemente rico para Robert Parker, este fantástico tinto, elaborado com as castas Grenache e Syrah plantadas em um vinhedo excepcional, é incrivelmente exuberante e sedoso, com muita profundidade. Um dos grandes achados da região de Languedoc. A região de Languedoc Roussillon está no sul da França e produz alguns dos melhores vinhos do mundo. Com um acentuado toque mediterrâneo e vinhedos que existem desde o ano 125 a.C., a vinicultura está presente em Languedoc Roussillon há mais de 2.000 anos.

VIN HARAS DE PIRQUE ALBIS, RED BLEND 2006 750 ML

Albis significa amanhecer, a união entre Velho e Novo Mundos. Representa a união entre dois hemisférios, dois enólogos e duas famílias, com o ideal de criar um grande vinho no coração do Vale do Maipo Alto. Essa parceria entre o renomado viticultor Marchese Piero Antinori e Eduardo A. Matte, proprietário da vinícola chilena Haras de Pirque, surgiu do desejo mútuo de unir tradição e inovação para revelar o incrível potencial dos vinhos chilenos.

junho
VINHO MONTIANO LAZIO ROSSO IGT 2011 750 ML

Foi há mais de 15 anos que os enólogos e irmãos Riccardo e Renzo Cotarella criaram o Montiano. Um vinho cheio de personalidade que agrada aos paladares mais exigentes, clássico em sua essência, e moderno em sua abordagem. Um vinho elaborado com os melhores cachos de merlot na região de Lazio. Um vinho diferente, arrojado, muito agradável, boa acidez como todos os bons italianos, elegante e gastronômico. Um merlot de exceção! Um vinhaço! Melhor vinho pela Revista Adega! 93pts

PINGUS PSI 2009

Iniciado em 2006, o Projeto Psi nasceu do desejo de Peter Sisseck (daí surge o nome PSI), de salvar as antigas videiras de Ribeira del Duero, que estavam sendo arrancadas e ameaçadas de extinção. Para se ter uma ideia do risco, em 1990 havia 9.000 hectares de vinhas em Ribera del Duero, com 6.000 videiras antigas. Hoje são 22.000 hectares e apenas 4000 parreiras antigas. A ameaça de extinção é real. Para evitar essa tragédia nasceu em 2007, sua primeira safra, o Psi, das Bodegas y Viñedos Alnardo, que identificou e selecionou as melhores parcelas de vinhas velhas, objetivando a criação de um vinho o mais natural possível. Eis um exemplar do sonho realizado! Viva!! 

VINHO NUITS SAINT GEORGES TTO 750 ML

Os vinhedos estão localizados bem próximo ao vilarejo de Vosne Romanée ao norte de Nuits-Saint-Georges. Este tinto é intenso, cheio em boca, muito balanceado e estruturado e perfeita companhia para carnes de sabor acentuado como cordeiro e pato.

maio
HOUSE MALMAU

Um vinho de berço selvagem, da roça. Seus aromas rústicos de tabaco são entrelaçados pela delicadeza da cereja. Em boca, os taninos são macios e não se sobrepõem aos sabores. A cada gole, este vinho pede mais um. Seu nome vem da junção de sua origem, Maule, com o nome da variedade que lhe deu vida, Malbec. Feito com uvas de um vinhedo antigo, este vinho foi um caso de amor à primeira vista. Tudo começou numa propriedade abandonada no Vale do Maule, onde o enólogo argentino Matías Michelini descobriu o paraíso selvagem onde estavam essas vinhas. Escolheu a vinícola “House Casa del Vino” para desenvolvê-lo, deixando os protocolos e métodos convencionais de lado.

DEMORA TEMPRANILLO 2006 TTO - VINAS DEL CENIT

Demora 2006 é um vinhos tinto de Tierra del Vino de Zamora produzido pela Viñas del Cénit com os melhores cachos de tempranillo da colheita de 2006. Levou nada menos do que 5 estrelas da crítica especializada espanhola, o Guia Peñin. A Autóctone Tempranillo manifesta em um vinho perfumado e no o mesmo tempo opulento na boca, beneficiando um bom equilíbrio entre álcool e acidez somada a riqueza tânica, provocando sensações minerais que se acentuam ao longo de um envelhecimento ideal. Vinhaço!

 

VINHO CHACRA CINCUENTA E CINCO TTO 750 ML

As videiras que dão os frutos e também o nome para esse vinho foram plantadas em 1955. Um Pinot Noir ao estilo da Borgonha, elegante e delicado. Aroma complexo com frutas vermelhas intercalado com cogumelos e trufas. Taninos delicados com final de boca longo e fino. Parte das uvas colhidas manualmente foram desengaçadas e colocadas juntamente com os cachos inteiros em pequenos tanques de cimento para maceração a frio por um período de 15 dias. Remontagens diárias e fermentação com leveduras naturais por uma semana. O vinho foi colocado em barricas de carvalho francês, sendo 50% novas e 50% com 1 ano de uso para fermentação malolática que durou 2 meses. Então amadureceu em barricas de carvalho francês, sendo 50% com 1 ano de uso e 50% novas por 11 meses.

abril
LE CIGARE VOLANT 2006 TTO - BONNY DOON

O visionário Randall Grahm e seu vinho mais famoso, Le Cigare Volant, uma homenagem aos vinhos de Châteauneuf-du-Pape. Eu não sou um grande entusiasta dos incensados vinhos do Novo Mundo, acho muito artificiais, fruta doce demais, madeira que um cupim adoraria se embebedar, mas ainda bem que exceções existem e um bom exemplo são os vinhos da vinícola Bonny Doon, na Califórnia. O proprietário Randall Grahm que reside na cidade hippie de Santa Cruz é uma voz dissonante no meio da mesmice da maioria dos vinhos do Tio Sam. Em meados de 80 Randall foi visionário ao desenvolver vinhos com uvas "cult" do Rhône (roussane, cinsault, viognier), da Itália (nebbiolo, freisa, malvasia) saindo da monomania de tentar imitar (mal) os tintos de Bordeaux e brancos da Borgonha. (Ed Motta)

Taylors Tawny 10 anos

Embora mais conhecida pelos seus lendários vinhos do Porto Vintage, a Taylor´s é também um dos produtores mais respeitados de tawnies. Este estilo de vinho do Porto envelhece em cascos de carvalho velhos, cada um com cerca de 630 litros de capacidade. Ao longo de muitos anos de envelhecimento, o vinho adquire gradualmente a sua característica cor âmbar-aloirada tawny, desenvolvendo lentamente os sabores complexos e opulentos e o paladar macio e deliciosamente doce característicos deste estilo de Porto. A Taylor´s elabora os magníficos tawnies 10 anos de idade lotando vinhos das suas extensas reservas de Portos que envelheceram em casco nas frescas e tranquilas caves em Vila Nova de Gaia, em frente à cidade do Porto. O Taylor´s Tawny 10 Anos é um soberbo exemplo do estilo tawny . Opulento e elegante, combina delicadas notas de madeira com ricos aromas de fruta madura.

TREPA 2008 TTO - QUINTA DO POPA

O aristocrático TRePA é a realização de um velho sonho, combinando uvas Tinta Roriz de um dos vinhedos mais bem localizados da região do Douro com a potente Baga da Vinha Pan daí o divertido nome TR (Tinta Roriz) e PA (Pan). O vinho mostra grande estrutura, mas é envolvido por muitas camadas de fruta madura, o que faz com que possa ser apreciado desde jovem ou ser guardado por muitos anos. Mais um grande tinto de Luis Pato, que promete ser um dos novos ícones de Portugal

março
CIANTON ROSE 2006 - (VIE DI ROMANS)

Uma ótima companhia para o sunset neste fim de verão! Elaborado com a cativante uva Merlot, este rosé é fascinante, repleto de aromas de fruta e com grande estrutura, nas palavras de Robert Parker, que classificou a safra 2006 com 91 pontos. Aliás, todas as safras desse vinho provadas pelo crítico norte-americano foram avaliadas simplesmente como outstanding. Com as prestigiosas “due stelle” concedida por seus, nada menos do que, 21 “tre bicchieri” acumulados, Vie di Romans é considerada uma das mais importantes vinícolas italianas citadas pelo guia Gambero Rosso. É um nome de enorme reputação no Friuli, produzindo um rosé de guarda, incrivelmente longevo, potente e de notável elegância, a partir de vinhedos que seguem as normas de viticultura orgânica da Itália. Vinhaço!

VINHO V FLEURY HERMITAGE TTO 750 ML

Essa casa histórica, a mais antiga vinícola do Vale do Rhône em operação ininterrupta, foi fundada em 1781 quando Joseph Vidal adquiriu seus 10 primeiros hectares de vinhedos no distrito de Ampuis em Côte-Rôtie. As uvas deste vinho foram colhidas manualmente, passaram por uma longa maceração de 3 semanas, fermentação com leveduras selvagens, maceração com temperatura controlada de 30°C e fermentação malolática completa. Amadurecimento em barricas de carvalho francês por 48 meses, clarificação natural e delicada filtragem antes do engarrafamento. Ainda descansa por mais 12 meses em garrafa antes de seu lançamento ao mercado. Fantástico!!!

RIDGE Geyserville 2007

Um dos vinhos mais famosos dos Estados Unidos baseados na casta Zinfandel, o Geyserville é elaborado com pequenas parcelas das castas Petite Syrah, Mourvedre e Carignan, sendo incrivelmente longevo. Opulento e exuberante, mas dotado de uma refrescante acidez, é um vinho bem mais elegante que a grande maioria dos Zinfandel californianos. A versão 2007 foi classificada com 92 pontos por Parker que se surpreendeu com a impressionante gama de aromas do vinho. Robusto e concentrado, é um vinho que envelhece muito bem, ficando cada vez mais elegante.

fevereiro
BILLECART BRUT RESERVE

A história da vinícola se inicia com o casamento de Nicolas François Billecart com Elisabeth Salmon. Nasce então, em 1818, a maison de Champagne Billecart-Salmon, em Mareuil-sur-Aÿ. Duzentos anos depois, sob o comando da 7ª geração da família, a vinícola mantém o mesmo espírito de Champagne, com a mesma paixão pelo cultivo das parreiras e uma filosofia ao redor de três valores: finesse, equilíbrio e elegância. A empresa é constantemente citada pela qualidade de seus cuvées, resultado da grande atenção dada à qualidade de suas uvas e da consistente parceria com seus viticultores. Um baita champagne!!

VINHO ESP BERONIA GRAN RESERVA TTO 750 ML SAFRA 2008

Este vinho é produzido apenas nas melhores safras a partir de uvas da zona de Rioja Alta, procedentes de vinhedos com mais de 50 anos e plantados em terrenos argilo-calcáreos. A maceração pelicular (para extração de cor e compostos de aroma e sabor), bem como as fermentações alcoólica e maloláctica ocorrem em tanques de aço inoxidável sob temperatura controlada. Finda a fermentação malolática, o vinho segue para as barricas de carvalho (francês e americano), onde amadurece durante 30 meses. Após o amadurecimento nas barricas, o vinho é engarrafado e amadurece mais 36 meses nas caves da Beronia.

VINHO CHI UNDURRAGA FOUNDER S COLLECTION CABERNET SAUV TTO 750 ML SAFRA 2013

O Founder s Collection Cabernet Sauvignon é produzido com uvas do vinhedo histórico da Undurraga, o “Fundo Santa Ana”, no Vale do Maipo, o melhor terroir chileno para a Cabernet. O mosto fermenta em tanques de aço inox, em seguida o vinho amadurece em barricas de carvalho francês durante 16 meses e mais 12 meses na garrafa. Um grande, elegante e delicioso Cabernet chileno, intenso, de textura aveludada e persistente.

janeiro
MICROTERROIR Casa Silva Carmenère 2008 RP 93pts

Um ícone da Casa Silva. Um vinho complexo, elegante, com notas de frutas vermelhas maduras, amoras e ameixa seca. Traz o excelente equilíbrio entre o carvalho francês e a fruta, proporcionando sensações de grande complexidade. Intenso, abundante, saboroso e expressivo. Possui taninos elegantes, plenos e redondos, que conduzem a uma harmonia completa. Persistente final, revela com clareza o potente terroir de Los Lingues. Considerado o melhor Carmenere do Chile nesta safra!

Brunello di Montalcino Pian delle Vigne 2009

Responsáveis pela produção de alguns dos melhores vinhos da Toscana, a Antinori não poderia deixar de ter um representante em Montalcino. Este vinho, 100% Brunello (Sangiovese Grosso), expressa todo o potencial e tipicidade da região. Produzido pela primeira vez em 1995, Pian delle Vigne é um dos Brunellos mais importantes do mercado e, sem dúvida, um dos mais apreciados.

VINHA DAS ROMÃS 2009 Monte da Ravasqueira

Um extraordinário tinto do Alentejo, com a assinatura do famoso Rui Reguinga e de Joaquim Guimarães. Seu aroma é muito complexo e intenso, generoso, pleno de frutas negras. Na boca é amplo e estruturado, bastante intenso, mas equilibrado, com um final de boca longo e elegante. Um ícone alentejano!!!