1. categorias

  2. conheça
    nosso
    canal no
  3. conheça
    nosso
    sommelier
  4. curta
    nosso

    siga
    nosso


      

Mais uma vez vou polemizar e dizer: - Bacalhau e vinho verde não combinam! Isso mesmo! Bacalhau com vinho verde é mais um mito no mundo do vinho! É uma história mal contada que vingou! É uma harmonização forçada que vem aplicando golpe faz muito tempo! Mas calma também! Vamos ver direito isso aí:

 

A única harmonização legal do vinho verde será com o bolinho de bacalhau, porque normalmente ele é preparado com bacalhau desfiado, temperado e frito e, neste caso, a alta acidez, os aromas, o frescor, corpo leve, pouco álcool e a agulha presentes nos vinhos verdes vão casar bem.

 

Agora, o bacalhau tradicional, preparado em postas, normalmente elaborado com tomate, cebola, ovo e afins, aí não, pois o bacalhau vai atropelar o vinho verde, por isso prefira um branco com um pouco mais de corpo, um rosé ou mesmo um tinto.

 

Importante sempre frisar que o bacalhau não é um peixe, tampouco carne. “Ora, pois”, como dizem nossos irmãos lusitanos, “bacalhau é bacalhau!”. E eles têm total razão, haja vista se tratar da técnica e do processo de salga, secagem e dessalga de algumas espécies de peixes encontrados em águas geladas.

 

Parafraseando um ícone do mundo do vinho e que hoje toma Champagne em outra dimensão, o saudoso mestre Saul Galvão, “o bacalhau é exigente e controverso, mas aceita a companhia de muitos vinhos brancos, tintos e rosados bem escolhidos”.

 

Vale frisar também que tudo vai depender do modo de preparo do prato, uma vez que, se for desfiado com molho branco ou só no azeite, um branco leve vai bem (um branco português da uva bical ou arinto, ou um espanhol da uva viura ou até um branco do novo mundo, como um chardonnay sem madeira).

 

Se for com bacalhau cozido, acompanhado de batatas, fica legal um branco com mais corpo (tipo um chardonnay barricado); agora, se for com aquela receita tradicional, o famoso bacalhau assado com cebola, brócolis e azeitonas pretas, mergulhado no azeite, tipo à lagareira, a melhor pedida será um tinto português do Alentejo, do Dão, Bairrada, Lisboa, Palmela, enfim, todas as regiões de Portugal que produzem ótimos tintos, harmonizarão legal com o bacalhau! Mas Bacalhau com vinho tinto?? Siiiim!

 

É isso, não se preocupem, façam o teste, experimentem, desmistifiquem o vinho, formem sua opinião e, sobretudo, lembrem-se que GOSTO NÃO SE DISCUTE e no final tá tudo certo! Viva!

POSTS
RELACIONADOS
Decantar ou não Decantar? Eis a questão!
11 de junho de 2015
As taças adequadas...e o Vampeta vacilou!
12 de junho de 2015